domingo, 20 de maio de 2012

Projeto - Diferentes Maneiras de Pular Amarelinha

Conhecendo um pouco da história da brincadeira


É uma brincadeira que resistiu por mais tempo ao longo da história do homem, é conhecida e jogada em diversas partes do mundo apresentando algumas variações de nomes, mas conservando as mesmas regras.
O jogo AMARELINHA tem origem francesa; o nome da brincadeira não tem nada  a ver com a cor. A palavra veio do francês "marelle" que aos ouvidos dos portugueses soava como diminutivo de amarelo, amarelinha. A palavra original se referia a um pedaço de madeira ou pedrinha, objeto usado para iniciar o jogo.
Essa é só uma das denominações dadas a brincadeira.
Em Portugal por exemplo a brincadeira é conhecida como Jogo da Macaca. Já em Angola é Avião ou Neca.
No Brasil, conforme a região ganha nomes tão variados como: Pular Macaca (Nordeste), Academia (RJ), Casa de Boneca (CE), Sapata (RS), Maré (MG), mas é como amarelinha mesmo que ela ficou mais conhecido.






A amarelinha por ser um jogo de regras, incentiva a aprendizagem social, ao pularem amarelinha, as crianças aprendem a competir, a colaborar e a combinar o que pode e o que não pode naquele momento.
Desenvolve a capacidade de saltar e girar, o equilíbrio e a consciência corporal.



Amarelinha Tradicional


Regras:

  1. Cada jogador precisa de uma pedrinha;
  2. Quem for começar, joga a pedrinha na casa de nº. 1 e começa a pular, partindo da casa 2 até o céu. Quando chegar ao céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira pegando a pedrinha, quando estiver na casa 2 e 3. Se acertar, a mesma pessoa começa novamente, jogando a pedrinha na casa 2. 
Perde a vez quem:
  • Pisar na linha de jogo;
  • Pisar na casa onde está a pedrinha;
  • Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair;
  • Não conseguir ou esquecer de pegar a pedrinha na volta;
  • Ganha quem pular todas as casas primeiro.





Amarelinha do Caracol


Regras: Mesmas da tradicional.
  • Só pode por um pé em cada casa de uma vez;
  • Quando for pegar a pedrinha, o outro pé não pode tocar o chão.
Atenção:

Quem conseguir passar por todas as casas, vai até o "céu", fica de costas e atira a pedrinha. Depois escreve a inicial do seu nome na casa onde a pedra caiu.
Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá colocar os dois pés sobre ela.
Se a pedra cair fora do jogo, não marca nada.
Vence quem conseguir mais casas.





Outros Tipos de Amarelinha



→ Nesta amarelinha brinca-se de forma semelhante às outras, a principal diferença é que além de um dos pés não tocar o chão, pula-se em zigue zague .



Mais um tipo de amarelinha.


  • As regras continuam as mesmas.

Este projeto foi realizado com as alunos do 3º Ano da professora Marimília.


domingo, 13 de maio de 2012

Projeto - Brincadeiras com Cordas

Num primeiro momento em sala de aula fizemos uma listagem de brincadeiras que podemos vivenciar utilizando a corda que já era conhecida de cada um.



Em segundo momento, fomos pesquisar na internet usando o UCA (Laptop) a origem da corda e outras brincadeiras com cordas que não eram de nosso conhecimento e acrescentamos em nossa lista.
Nesse mesmo dia, os alunos levaram para casa um questionário para pesquisar junto aos pais e familiares músicas e formas de pular corda, para serem vivenciadas por toda turma em aulas posteriores. 




Em um terceiro momento, fizemos uma relação de músicas conhecidas das crianças e seus familiares que se canta no momento de pular corda. As quais serão postadas posteriormente.


Atividade 1: Cabo de Guerra (favorece a melhoria dos níveis de força dos membros superiores)

Dois grupos de crianças, cada grupo segura uma extremidade da corda. Ao sinal puxa a corda cada um para o seu lado, tentando deslocar o outro grupo por cima de uma marca feita no chão ou por pelo menos 1 metro, consagrando-se campeão.



Atividade 2: Chicote queimado

Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.





 Atividade 3: Crianças Pulando Corda



Atividade 4: Saltando sobre a Cobrinha


Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem pular.



Atividade 5: Passar Zerinho


Duas pessoas devem trilhar (bater) a corda.
Crianças em fila devem correr e passar pela corda, que está em movimento giratório, sem deixar que a corda toque seu corpo.



Atividade 6: Reloginho


Após terminar a atividade 5, inicia-se uma nova rodada com cada criança saltando uma vez antes de passar (a cada rodada se acrescenta um salto, até chegar a 12 pulos).
Pode-se voltar fazendo a contagem decrescente.
Quem errar deve refazer na próxima rodada o número de saltos correspondente ao número de saltos que errou, para poder continuar.
Vence quem chegar aos 12 saltos primeiro.



Atividade 7: Aumenta-Aumenta ou Alturinha


Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura. Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.



Atividade 8: Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio

Mantendo-se uma corda esticada a uma altura de 1,20 metros, todas as crianças terão de passar por baixo evitando tocá-la para não "levarem choque".
Feita a passagem de toda a turma a altura do "fio", tornar-se-á menor, quem tocar no fio levará um "choque" e sai da brincadeira, até restar somente um.


MÚSICAS QUE PODEM SER CANTADAS QUANDO SE PULA CORDA

SALADA SALADINHA

Salada, saladinha                      Salada, saladinha
Bem temperadinha                    Bem temperadinha
Com sal, sem sal                       Com sal, pimenta
                                            Cebola, coloral                            Foguinho 
                                        Pula dentro, pula fora  
                                           Estica a corda e 
                                              Vai embora



CHOCOLATE


Chocolate (a criança pula normal)
Mandolate (a criança se agacha e se bate a corda por cima dela, no "te" volta a pular, e assim continua até errar)


MARRECO, MARREQUINHO

Dois participantes batem a corda e um terceiro pula cantando a música.
Pato, patinho
Marreco, marrequinho
Vamos pular o ano inteirinho
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril... (segue os meses do ano)


Essa é a turma do 3º Ano que suou a camiseta realizando esse projeto.


sábado, 12 de maio de 2012

Atividades de Coordenação Motora Global com Pneus

Essas atividades foram realizadas pelos alunos do 2º ano. 

Atividade: Circuito Psicomotor

Nesta atividade são trabalhados o equilíbrio, atenção, orientação espacial, destreza, lateralidade, etc.






Atividade: Corrida do Pneu

As crianças correm de um um ponto a outro cada um carregando o seu pneu.
Trabalho de força muscular e agilidade.





Atividade: Pular Pneus

Vai aumentando-se a altura da pilha de pneus conforme os alunos vão avançando.
Trabalha a impulsão, a destreza, domínio corporal e a coragem diante de obstáculos.




Atividade: Corrida Empurrando Pneu





Atividade: Equilíbrio sobre Pneus



domingo, 22 de abril de 2012

Atividades Recreativas

Algumas atividades recreativas desenvolvidas durante a semana nas aulas de projeto.


Atividade: VARAL COLORIDO (velocidade, apreensão manual, coordenação global, agilidade)


Reparte-se as crianças em duas equipes, longe delas um varal (que pode ser duas crianças segurando uma corda). Uma crianças criança de cada equipe segura um lenço e dois prendedores de roupa. Dado o sinal as duas crianças correm e penduram o seu lenço no varal, voltam correndo batem na mão da próxima criança que irá buscar o lenço no varal, trazendo-o para o próximo da equipe que irá pendurá-lo novamente, e assim sucessivamente.
Vence a fila que terminar primeiro.







Atividade: BOLA AO GUARDA (agilidade, atenção, noção espaço-temporal, coordenação viso-motora)


Crianças em círculo, uma no centro segurando uma bola dentro de um arco. Dado o sinal de início, este jogador arremessa a bola para alguma colega e foge para fora do círculo.
O jogador que receber a bola deve deixá-lo no centro do arco e perseguir o guarda que tentará voltar e tocar a bola sem ser pego. Caso consiga continua como guarda, se for tocado antes, troca de lugar com o colega.




Atividade: PASSAR O ARCO (descontração, agilidade, espírito de equipe, coordenação motora)


Alunos divididos em dois grupos de mão dadas formando rodas. 
Colocar um arco no braço de um dos participantes, esse por sua vez, terá q passar o arco para o outro colega sem soltar as mãos e assim sucessivamente.
Tudo deve acontecer bem rápido, caso seja um jogo de estafeta a equipe que conseguir fazer o arco chegar ao início primeiro vencerá. Senão poderemos apenas desafiar para que consigam superar um tempo previamente marcado.









domingo, 15 de abril de 2012

Projeto Páscoa

Páscoa é uma data que as crianças adoram. Resolvi fazer um projeto de brincadeiras relacionadas com a ludicidade que o coelhinho da Páscoa representa com os alunos da educação infantil e o 1º ano.

Atividade: REVEZAMENTO DO COELHINHO




Idade: 4 - 8 anos
Material: 2 cones e duas cenouras feitas de papel crepom
Objetivo: Executar a habilidade motora de locomoção (saltar), realizar trabalho em equipe e compreender o jogo competitivo.
Desenvolvimento: Dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar uma linha de saída/chegada e com os cones o ponto de retorno.
As equipes devem permanecer atrás da linha. Ao sinal a primeira criança de cada equipe, segurando uma cenoura, deverá sair saltitando como um coelho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciará o processo, até a última criança.
Vence a equipe que terminar primeiro.


Atividade: COELHINHO SAI DA TOCA



Idade: 4 - 8 anos
Material: arcos
Objetivo: Executar a habilidade motora fundamental de locomoção, melhorar o tempo de reação.
Desenvolvimento: Distribuir os arcos pelo chão em círculo igual número de alunos menos um. Cada criança ficará dentro de um arco e uma ao centro do círculo (sem toca).
A criança do meio falará: "coelhinho sai da toca", todos os coelhos devem trocar de toca enquanto o do meio tenta pegar a toca de alguém. Quem ficar sem toca vai para o centro do círculo e recomeça a brincadeira.


Atividade: HOP, HOP COELHINHO




Desenvolvimento: Crianças em círculo, uma é escolhida para iniciar o jogo.
O jogador escolhido andará em volta do círculo tocando nas costas de cada um dos seus colegas dizendo a palavra "HOP". Irá prosseguindo assim até escolher um jogador e quando tocar as suas costas dirá a palavra "COELHINHO". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sairá correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que ele toque suas costas, dizendo a palavra "HOP". Se isso acontecer o perseguidor recomeçará o jogo. Caso o perseguidor consiga pegar o outro ele voltará ao seu lugar e a criança pega repetirá as ações para a nova rodada do jogo...HOP, HOP COELHINHO.


Atividade: CAÇA AO OVOS


ESSA ELES ADORARAM!



Desenvolvimento: O professor esconde uma cesta com ovos pelo pátio para as crianças procurarem.


VISITA DO COELHINHO



Neste mesmo dia recebemos na escola a visita do coelhinho!

"EU SOU O COELHO ESPERTO
PELA ESTRADA VOU PULANDO
VOU PULANDO EM ZIGUE-ZAGUE
ZIGUE-ZAGUE, ZAGUEANDO."






segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vassourobol (coordenação e agilidade)

Essa é uma atividade que meus alunos adoram fazer.
Separam-se 2 times de quatro jogadores, um será o goleiro. As crianças usam cada um uma vassoura para empurrar a bola, tentando fazer gol no time adversário. Vence quem fizer mais gol no tempo de partida determinado.