Num primeiro momento em sala de aula fizemos uma listagem de brincadeiras que podemos vivenciar utilizando a corda que já era conhecida de cada um.
Em segundo momento, fomos pesquisar na internet usando o UCA (Laptop) a origem da corda e outras brincadeiras com cordas que não eram de nosso conhecimento e acrescentamos em nossa lista.
Nesse mesmo dia, os alunos levaram para casa um questionário para pesquisar junto aos pais e familiares músicas e formas de pular corda, para serem vivenciadas por toda turma em aulas posteriores.
Em um terceiro momento, fizemos uma relação de músicas conhecidas das crianças e seus familiares que se canta no momento de pular corda. As quais serão postadas posteriormente.
Atividade 1: Cabo de Guerra (favorece a melhoria dos níveis de força dos membros superiores)
Dois grupos de crianças, cada grupo segura uma extremidade da corda. Ao sinal puxa a corda cada um para o seu lado, tentando deslocar o outro grupo por cima de uma marca feita no chão ou por pelo menos 1 metro, consagrando-se campeão.
Atividade 2: Chicote queimado
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem pular.
Atividade 5: Passar Zerinho
Duas pessoas devem trilhar (bater) a corda.
Crianças em fila devem correr e passar pela corda, que está em movimento giratório, sem deixar que a corda toque seu corpo.
Atividade 6: Reloginho
Após terminar a atividade 5, inicia-se uma nova rodada com cada criança saltando uma vez antes de passar (a cada rodada se acrescenta um salto, até chegar a 12 pulos).
Pode-se voltar fazendo a contagem decrescente.
Quem errar deve refazer na próxima rodada o número de saltos correspondente ao número de saltos que errou, para poder continuar.
Vence quem chegar aos 12 saltos primeiro.
Atividade 7: Aumenta-Aumenta ou Alturinha
Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura. Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.
Atividade 8: Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio
Mantendo-se uma corda esticada a uma altura de 1,20 metros, todas as crianças terão de passar por baixo evitando tocá-la para não "levarem choque".
Feita a passagem de toda a turma a altura do "fio", tornar-se-á menor, quem tocar no fio levará um "choque" e sai da brincadeira, até restar somente um.
MÚSICAS QUE PODEM SER CANTADAS QUANDO SE PULA CORDA
SALADA SALADINHA
Salada, saladinha Salada, saladinha
Bem temperadinha Bem temperadinha
Com sal, sem sal Com sal, pimenta
Cebola, coloral Foguinho
Pula dentro, pula fora
Estica a corda e
Vai embora
CHOCOLATE
Chocolate (a criança pula normal)
Mandolate (a criança se agacha e se bate a corda por cima dela, no "te" volta a pular, e assim continua até errar)
MARRECO, MARREQUINHO
Dois participantes batem a corda e um terceiro pula cantando a música.
Pato, patinho
Marreco, marrequinho
Vamos pular o ano inteirinho
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril... (segue os meses do ano)
Essa é a turma do 3º Ano que suou a camiseta realizando esse projeto.
Eu. Gostei. Muito
ResponderExcluir