É uma brincadeira que resistiu por mais tempo ao longo da história do homem, é conhecida e jogada em diversas partes do mundo apresentando algumas variações de nomes, mas conservando as mesmas regras.
O jogo AMARELINHA tem origem francesa; o nome da brincadeira não tem nada a ver com a cor. A palavra veio do francês "marelle" que aos ouvidos dos portugueses soava como diminutivo de amarelo, amarelinha. A palavra original se referia a um pedaço de madeira ou pedrinha, objeto usado para iniciar o jogo.
Essa é só uma das denominações dadas a brincadeira.
Em Portugal por exemplo a brincadeira é conhecida como Jogo da Macaca. Já em Angola é Avião ou Neca.
No Brasil, conforme a região ganha nomes tão variados como: Pular Macaca (Nordeste), Academia (RJ), Casa de Boneca (CE), Sapata (RS), Maré (MG), mas é como amarelinha mesmo que ela ficou mais conhecido.
A amarelinha por ser um jogo de regras, incentiva a aprendizagem social, ao pularem amarelinha, as crianças aprendem a competir, a colaborar e a combinar o que pode e o que não pode naquele momento.
Desenvolve a capacidade de saltar e girar, o equilíbrio e a consciência corporal.
Amarelinha Tradicional
Regras:
- Cada jogador precisa de uma pedrinha;
- Quem for começar, joga a pedrinha na casa de nº. 1 e começa a pular, partindo da casa 2 até o céu. Quando chegar ao céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira pegando a pedrinha, quando estiver na casa 2 e 3. Se acertar, a mesma pessoa começa novamente, jogando a pedrinha na casa 2.
Perde a vez quem:
- Pisar na linha de jogo;
- Pisar na casa onde está a pedrinha;
- Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair;
- Não conseguir ou esquecer de pegar a pedrinha na volta;
- Ganha quem pular todas as casas primeiro.
Amarelinha do Caracol
Regras: Mesmas da tradicional.
- Só pode por um pé em cada casa de uma vez;
- Quando for pegar a pedrinha, o outro pé não pode tocar o chão.
Atenção:
Quem conseguir passar por todas as casas, vai até o "céu", fica de costas e atira a pedrinha. Depois escreve a inicial do seu nome na casa onde a pedra caiu.
Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá colocar os dois pés sobre ela.
Se a pedra cair fora do jogo, não marca nada.
Vence quem conseguir mais casas.
Outros Tipos de Amarelinha
→ Nesta amarelinha brinca-se de forma semelhante às outras, a principal diferença é que além de um dos pés não tocar o chão, pula-se em zigue zague .
→ Mais um tipo de amarelinha.
- As regras continuam as mesmas.
Este projeto foi realizado com as alunos do 3º Ano da professora Marimília.
Gostei muito dos tipos de amarelinha.
ResponderExcluirGostei muito dos tipos de amarelinha.
ResponderExcluirVoltei literalmente ao passado quando criança como eu gostava de pular amarelinha boas lembranças.
ResponderExcluirGostei bastante. Poderia enviar-me no meu email.
ResponderExcluirGostei muito de ver as regras
ResponderExcluirAdorei saber que tem vários tipo de amarelinha
ResponderExcluirGostei da amarelinha sabia so de uma vou fazer com meus primos
ResponderExcluir